PERCURSOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA ZONA LESTE DE MANAUS

Autores

  • Lucilene do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6656

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Língua portuguesa, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre as dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa enfrentadas por alunos com necessidades especiais no Ensino Fundamental II, com foco na Escola Municipal Maria Auxiliadora Santos Azevedo, localizada na zona leste de Manaus, no período de 2023 a 2024. O estudo buscou compreender os principais obstáculos no processo de ensino-aprendizagem, considerando condições como deficiência intelectual, transtornos do espectro autista e dislexia. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e quantitativa, com procedimentos de análise documental e levantamento de dados. Foram implementadas estratégias pedagógicas inclusivas, como adaptações curriculares, uso de tecnologia assistiva e apoio de professores especializados. Destaca-se o projeto "Árvore de Livros", que incentivou a leitura e a escrita, promovendo o desenvolvimento das habilidades linguísticas e o fortalecimento do repertório literário dos estudantes. Os resultados evidenciam a importância do ambiente escolar acolhedor e do envolvimento familiar na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva.

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Biografia do Autor

  • Lucilene do Nascimento

    Mestra em Ciência da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA). Professora da Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC-AM). 

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Publicado

30/07/2025

Como Citar

PERCURSOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA ZONA LESTE DE MANAUS. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(8), e686656. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6656