INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5471

Palavras-chave:

Inteligência Emocional. Gestão de Conflitos. Quociente de Inteligência.

Resumo

O Quociente Emocional pode ser um diferencial crítico em contextos onde as habilidades interpessoais e a gestão emocional são essenciais. A Inteligência emocional complementa o Quociente de Inteligência, mas muitas vezes pode superá-lo na determinação do sucesso em carreiras e relacionamentos interpessoais. Investir no desenvolvimento da inteligência emocional pode trazer benefícios significativos tanto para indivíduos quanto para organizações. O setor do imobiliário é notoriamente competitivo e frequentemente envolvido em conflitos e sujeito a mudanças rápidas no mercado. A gestão eficaz de conflitos é crucial para manter a produtividade, a satisfação do cliente e a reputação da empresa. O presente estudo procurou investigar a perceção de trabalhadores do ramo imobiliário, em Portugal, sobre a importância da utilização da Inteligência Emocional (IE) na gestão de conflitos no seio da sua atividade profissional. A amostra é constituída por 71 participantes que responderam a um questionário no Google Forms. Os principais resultados mostram o reconhecimento da IE como importante ou extremamente importante na gestão de conflitos nas organizações e identificam o autoconhecimento e a empatia como sendo os pilares mais importantes da IE na gestão dos conflitos.

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Biografia do Autor

  • Conceição Machado

    Estudante da Licenciatura em Gestão Imobiliária na Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Lisboa.

  • Paulo Rebelo

    Estudante da Licenciatura em Gestão Imobiliária na Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Lisboa.

  • Mário Durão

    Doutor em Educação, na especialidade de Psicologia da Educação. Professor na Escola Superior de Actividades Imobiliárias (Lisboa, Portugal). CICCOI - Centro de Investigação Científica da Construção e do Imobiliário.

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Publicado

11/07/2024

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EDIÇÃO ESPECIAL

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Como Citar

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e515471. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5471