INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5471

Palavras-chave:

Inteligência emocional, Gestão de conflitos, Quociente de inteligência

Resumo

O Quociente Emocional pode ser um diferencial crítico em contextos onde as habilidades interpessoais e a gestão emocional são essenciais. A Inteligência emocional complementa o Quociente de Inteligência, mas muitas vezes pode superá-lo na determinação do sucesso em carreiras e relacionamentos interpessoais. Investir no desenvolvimento da inteligência emocional pode trazer benefícios significativos tanto para indivíduos quanto para organizações. O setor do imobiliário é notoriamente competitivo e frequentemente envolvido em conflitos e sujeito a mudanças rápidas no mercado. A gestão eficaz de conflitos é crucial para manter a produtividade, a satisfação do cliente e a reputação da empresa. O presente estudo procurou investigar a perceção de trabalhadores do ramo imobiliário, em Portugal, sobre a importância da utilização da Inteligência Emocional (IE) na gestão de conflitos no seio da sua atividade profissional. A amostra é constituída por 71 participantes que responderam a um questionário no Google Forms. Os principais resultados mostram o reconhecimento da IE como importante ou extremamente importante na gestão de conflitos nas organizações e identificam o autoconhecimento e a empatia como sendo os pilares mais importantes da IE na gestão dos conflitos.

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Biografias Autor

Conceição Machado

Estudante da Licenciatura em Gestão Imobiliária na Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Lisboa.

Paulo Rebelo

Estudante da Licenciatura em Gestão Imobiliária na Escola Superior de Actividades Imobiliárias, Lisboa.

Mário Durão

Doutor em Educação/Psicologia da Educação, Escola Superior de Actividades Imobiliárias (CICCOI - Centro de Investigação Científica da Construção e do Imobiliário), Lisboa.

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Publicado

11/07/2024

Como Citar

Machado, C., Rebelo, P., & Durão, M. (2024). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e515471. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5471

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