INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5471Palavras-chave:
Inteligência emocional, Gestão de conflitos, Quociente de inteligênciaResumo
O Quociente Emocional pode ser um diferencial crítico em contextos onde as habilidades interpessoais e a gestão emocional são essenciais. A Inteligência emocional complementa o Quociente de Inteligência, mas muitas vezes pode superá-lo na determinação do sucesso em carreiras e relacionamentos interpessoais. Investir no desenvolvimento da inteligência emocional pode trazer benefícios significativos tanto para indivíduos quanto para organizações. O setor do imobiliário é notoriamente competitivo e frequentemente envolvido em conflitos e sujeito a mudanças rápidas no mercado. A gestão eficaz de conflitos é crucial para manter a produtividade, a satisfação do cliente e a reputação da empresa. O presente estudo procurou investigar a perceção de trabalhadores do ramo imobiliário, em Portugal, sobre a importância da utilização da Inteligência Emocional (IE) na gestão de conflitos no seio da sua atividade profissional. A amostra é constituída por 71 participantes que responderam a um questionário no Google Forms. Os principais resultados mostram o reconhecimento da IE como importante ou extremamente importante na gestão de conflitos nas organizações e identificam o autoconhecimento e a empatia como sendo os pilares mais importantes da IE na gestão dos conflitos.
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