METAVERSE AND EDUCATION: A REVIEW OF THE LITERATURE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2064Keywords:
Reality and virtuality, Metaverse and education, MetaverseAbstract
This article comes from a literature review carried out through field research in a virtual environment. It deals with the theme of the Metaverse and its developments, among which the implications in the field of education. It is noteworthy that the analyzes undertaken here seek to understand the concepts of the metaverse and which ecosystems its tentacles already involve and/or act on. Although it focuses on its conceptual issues, it is intended to situate it to direct the discussion to the field of education. Therefore, seeking to respond to what this new habitat is, we reach the areas in which it covers and among them is education. The question is, therefore, what would be the metaverse in education? How would you act in this field? What are the possibilities of including it in public school? Is it inclusive or exclusive? How could this virtual world called the metaverse be universal, in the sense of being accessible to everyone, indiscriminately? It is hoped that the conceptual compilation about this virtual habitat can contribute to the discussion of scope, especially with regard to education.
Downloads
References
ACEVEDO NIETO, Javier. Una introducción al metaverso: conceptualización y alcance de un nuevo universo online. adComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, n. 24. Castellón de la Plana: Departamento de Ciencias de la Comunicación de la Universitat Jaume I, p. 41-56. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.6035/adcomunica.6544.
AMADO SUÁREZ, Adriana. Narrativas digitales: redes, tendencias y memes / Adriana Amado Suárez ... [et al.]. – 1. ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Konrad Adenauer Stiftung, 2022.
BACKES, Luciana. A configuração do espaço de convivência digital virtual: a cultura emergente no processo de formação do educador. – 2011. Tese (doutorado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação; Université Lumière Lyon 2, Doctorat Sciences de L’education, 2011. Disponpivel em:<http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3878>. Acesso em: 19 set. 2022.
BEIGUELMAN, Giselle. Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. – São Paulo: Editora Escola da Cidade, 2020. - 44 p.; Digital. –– (Coleção outras – palavras, v. 8). Disponível em:<https://www.archdaily.com.br/br/tag/giselle-beiguelman>. Acesso em: 16 out. 2022.
BARRÁEZ-HERRERA, Douglas Pastor. "Metaversos en el Contexto de la Educación Virtual", RTED, vol. 13, n.° 1, pp. 11-19, ago. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
CAÇADE, Paula. As taxas de analfabetismo ainda são altas no Brasil? Nova Escola, 2018. Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/12398/as-taxas-de-analfabetismo-ainda-sao-altas-no-brasil>. Acesso em: 19 set. 2022.
CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.98-111/2021.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2015, v. 19, n. 3 Acesso em: 1 Outubro 2022, p. 603-610. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912>. Epub Sep-Dec 2015.
ERAZO, Jesús; SULBARÁN, Pablo. Metaverso: más allá de la realidad inmersiva. Centro Nacional de Desarrollo e Investigación en Tecnologías Libres (CENDITEL) Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC), Mérida – Venezuela, n. 25, Año 13 – 2022, p. 129-140.
FLICK, O. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRESQUET, Adriana. Cinema, infância e educação. GE Educação e Arte. Anais da 30ª Reunião ANPEd. Disponível em http://30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-3495--Int.pdf. Acesso em: 01 out. 2022.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano (org. e trad. Tomaz Tadeu). – 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. – (Mimo). Disponível em: http://vidaboa.redelivre.org.br/files/2018/03/ANTROPOLOGIA-DO-CIBORGUE.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Trad. Silvana Cobucci Leite. 9. ed. –São Paulo: Cortez, 2011. – (coleção questões da nossa época; v. 14).
JOÃO NETO. Analfabetismo cai em 2017, mas segue acima da meta para 2015. Agência IBGE Notícias: PNAD Contínua, 2018. Disponível em:< https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21255-analfabetismo-cai-em-2017-mas-segue-acima-da-meta-para-2015 >. Acesso em: 19 set. 2022.
LIRA, Marcelo. O Príncipe metaverso e a razão: emancipação em tempos de barbárie. Novos rumos, Marília, v. 59, n. 1, p. 104-130, jan/jun, 2022.
MARQUES, Walter Rodrigues; ROCHA, Viviane Moura da; ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira; MARQUES, Ana Paula Cerqueira; CANTANHEDE, Meiryele Coelho; Aplicabilidade da tecnologia no ensino e na produção artística. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 9, pág. 66049-66058, set. 2020a. Disponível em:< https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16275 >. Acesso em: 01 out. 2022.
MARQUES, Walter Rodrigues; FERREIRA, Diego Jorge Lobato; CUTRIM, Dayana Sthéfane Pereira; VIANA, Maria Neuraildes Gomes; FREITAS, Marizelia Dielle de; COSTA, Rosangela Coêlho; ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira; SOARES, Hérbia Araújo. Profissionalidade docente: Saber e busca de reconhecimento. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.12, p.97692-97711 dec. 2020b. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/21544. Acesso em: 01 out. 2022.
MARQUES, Walter Rodrigues. A psicologia da educação e a prevenção/intervenção do bullying no ambiente escolar: revisão da literatura por meio de etnografia virtual. /Walter Rodrigues Marques. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Especialização em Psicologia da Educação, da Universidade Estadual do Maranhão. – São Luís, 2022.
MARTÍN RAMALLAL, Pablo; SABATER WASALDUA, Jesús; RUIZ MONDAZA, Mercedes. Metaversos y mundos virtuales, una alternativa a la transferencia del conocimiento: el Caso Offf-2020. Ediciones Universidad de Salamanca, Fonseca, Journal of Communication, 24, 2022, pp. 87-107.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MOHEDO-GATÓN, Alejandro. El metaverso en el proceso de enseñanza-aprendizaje: la interpretación de la torre del homenaje del Castillo de Montilla. Universidade de Córdoba. Edita: UCOPress. 2022.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020, 63438. DOI: 10.5216/REVUFG.V20.63438. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/10642/1/Doc.UFG_Onlife.pdf. Acesso em: 16 out. 2022.
MUJICA-SEQUERA, Ruth M. "El Metaverso como un Escenario Transcomplejo de la Tecnoeducación", RTED, vol. 13, n.° 1, pp. 20-28, ago. 2022.
PERNISA JÚNIOR, Carlos. Metaverso: para além de uma “segunda vida”. XIV Simpósio Nacional da ABCIBER (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) – Direitos humanos, políticas identitárias, imaginários de resistência.
PESTANA, Graziele de Jesus; LIMA, Ângela Maria de Sousa. A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.415/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 40, n. 2, p. 147-166, jul./dez. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/sem/v40n2/a02.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
RODRIGUES, Fabiano de Abreu. O metaverso poderá ser crucial para a aniquilação da humanidade. RECISATEC – Revista Científica Saúde e Tecnologia, v. 2, n. 4, 2022.
REIS, C. R. N. Metodologia da pesquisa em educação [livro eletrônico]. – São Luís: UEMAnet, 2018.
SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana. METAVERSOS: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, maio/ago., 2008, p. 519-532.
SILVA, Ana. Meta mundo: multiverso, realidad virtual, realidad aumentada. In: AMADO SUÁREZ, Adriana. Narrativas digitales: redes, tendencias y memes / Adriana Amado Suárez ... [et al.]. – 1. ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Konrad Adenauer Stiftung, 2022.
VALENCIA, Maylee Lisbeth Ordoñez; ORDOÑEZ-ZÚÑIGA, Nicomedes Leónidas; MANTILLA-ORDÓÑEZ, Josselyn Catalina; WILA, Mariuxi Elizabeth Garcés; ARROYO, Diana Margarita Vera; MENDEZ, Willian Janner Coronel. Análisis de herramientas del metaverso y su impacto en contextos educativos. Sapienza: International Journal of Interdisciplinary Studies, v. 3, n. 2, abr-jun, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.