ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE FISOTERAPIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1924

Palavras-chave:

Qualidade de vida; Estudantes; Fisioterapia; Saúde

Resumo

Introdução: A qualidade de vida é um conceito que vai de encontro aos principais fatores que a influenciam, sejam eles relacionados ao bem-estar, capacidade funcional, aspectos socioeconômicos, estado emocional, suporte familiar, estilo de vida, saúde, satisfação entre outros. Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar a qualidade de vida dos acadêmicos de graduação dos cursos de Fisioterapia de uma instituição privada do município de Nanuque (MG). Metodologia: Trata- se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório, com amostra constituída por 23 acadêmicos do segundo período, 13 do quinto, 28 do sétimo e 19 do nono período. Após aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi utilizado um questionário adaptado baseado no questionário Short Form-36 (SF-36). Resultados: Observou-se o predomínio de participantes do sexo feminino (90,36%), faixa etária entre 20 a 22 anos (57,33%). A percepção geral de Qualidade de Vida (QV) foi de 44,58%, resultado que os classifica com boa qualidade de vida. A maior parte não se sente nada limitados em realizar atividades da vida diária, no entanto, a saúde física e emocional interfere um pouco nas atividades sociais com familiares e amigos. Conclusões: Com os resultados obtidos nesse estudo mostraram que, os estudantes de Fisioterapia apresentam uma boa percepção de sua qualidade de vida, porém podem vir a desencadear fatores estressores no decorrer da graduação.

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Biografia do Autor

  • Cristiane Neves Ribeiro

    Unec- Nanuque

  • Patrícia Brandão Amorim

    Patrícia Brandão Amorim é Professora Mestre Fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia na Fundação Educacional de Caratinga Campus Nanuque - Funec

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Publicado

15/09/2022

Como Citar

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE FISOTERAPIA. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e391924. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1924