ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE FISOTERAPIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1924

Palavras-chave:

Qualidade de vida; Estudantes; Fisioterapia; Saúde

Resumo

Introdução: A qualidade de vida é um conceito que vai de encontro aos principais fatores que a influenciam, sejam eles relacionados ao bem-estar, capacidade funcional, aspectos socioeconômicos, estado emocional, suporte familiar, estilo de vida, saúde, satisfação entre outros. Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar a qualidade de vida dos acadêmicos de graduação dos cursos de Fisioterapia de uma instituição privada do município de Nanuque (MG). Metodologia: Trata- se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório, com amostra constituída por 23 acadêmicos do segundo período, 13 do quinto, 28 do sétimo e 19 do nono período. Após aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi utilizado um questionário adaptado baseado no questionário Short Form-36 (SF-36). Resultados: Observou-se o predomínio de participantes do sexo feminino (90,36%), faixa etária entre 20 a 22 anos (57,33%). A percepção geral de Qualidade de Vida (QV) foi de 44,58%, resultado que os classifica com boa qualidade de vida. A maior parte não se sente nada limitados em realizar atividades da vida diária, no entanto, a saúde física e emocional interfere um pouco nas atividades sociais com familiares e amigos. Conclusões: Com os resultados obtidos nesse estudo mostraram que, os estudantes de Fisioterapia apresentam uma boa percepção de sua qualidade de vida, porém podem vir a desencadear fatores estressores no decorrer da graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Cristiane Neves Ribeiro

Unec- Nanuque

Patrícia Brandão Amorim

Patrícia Brandão Amorim é Professora Mestre Fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia na Fundação Educacional de Caratinga Campus Nanuque - Funec

Referências

ALFREDO, Patrícia Pereira; BIONDI, Juliana Carneiro Leão; MANNA, Vânia. Avaliação da qualidade de vida e estresse em acadêmicos do curso de Fisioterapia. J Health Sci Inst, v. 34, n. 4, p. 224-30, 2016.

ARALDI, Franciane Maria et al. Qualidade de vida de professores do ensino superior: uma revisão sistemática. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, n. 41, p. 459-470, 2021.

BENEDITO, Francisco Cezanildo Silva. Comparação entre a qualidade de vida e o estresse de gestantes e de mães universitárias de diferentes nacionalidades: uma abordagem mista. 2020. Tese de Doutorado.

BRANDENBURG, Cristine; MARTINS, Aline Barbosa Teixeira. Fisioterapia: história e educação. 2012.

COPETTI, Solange Maria Bertol. Fisioterapia: de sua origem aos dias atuais. Revista in pauta, v. 4, p. 12-23, 2000.

COSTA, Pollyana Helena Vieira; DA SILVA, Fernanda Souza; MACHADO, Carla Jorge. Nível de atividade física e qualidade de vida dos estudantes de fisioterapia da FCM-MG. Revista Interdisciplinar Ciências Médicas, v. 2, n. 1, p. 46-53, 2018.

CUNHA, Deyse Helena Fernandes da et al. Percepção da qualidade de vida e fatores associados aos escores de qualidade de vida de alunos de uma escola de medicina. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 66, p. 189-196, 2017.

DA SILVA, Robson Feliciano et al. A origem e evolução da fisioterapia: da antiguidade ao reconhecimento profissional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 7, p. 782-791, 2021.

DA SILVA RODRIGUES, Daniela et al. Análise da qualidade de vida de estudantes universitários da área de saúde/Quality of Life Analysis of University Health Students. Saúde em Foco, v. 6, n. 2, p. 3-16, 2019.

DAVID, Lamartine Moreira Lima; CHAYM, Carlos Dias. Evasão universitária: um modelo para diagnóstico e gerenciamento de instituições de ensino superior. Revista de Administração IMED, v. 9, n. 1, p. 167-186, 2019.

DE ANDRADE RAMOS, Maria Claudilene et al. Perfil profissional dos egressos do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior: estudo observacional. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 9, n. 2, p. 204-210, 2019.

DE FREITAS, Isaurora Cláudia Martins; BRAGA, José Ricardo Marques. Os universitários viajantes: suas práticas e sociabilidades. O Público e o Privado, v. 11, n. 21 jan. jun, p. 91-110, 2013.

DE OLIVEIRA, Bruna; GUIMARÃES, Lucas José; SANTANA, Thainá Nunes Pires. O caminho para a redução da evasão de estudantes nas instituições de ensino superior. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 18, p. 155-164, 2019.

DE OLIVEIRA, Camila Silva et al. Avaliação do desempenho acadêmico de leitura e qualidade de vida de estudantes do período noturno e diurno. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 2, p. 42-51, 2014.

DE OLIVEIRA, Clarissa Tochetto; DIAS, Ana Cristina Garcia. Dificuldades na trajetória universitária e rede de apoio de calouros e formandos. Psico, v. 45, n. 2, p. 187-197, 2014.

DE SOUSA SILVA, Paula Cristina et al. Qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos do curso de fisioterapia. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 9, n. 4, p. 10-17, 2019.

DE SOUZA ZANINI, Gabriel et al. Antropometria, capacidade funcional, pressão arterial e nível de atividade física em universitários do interior paulista. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 26, n. 282, p. 165-178, 2021.

DOMÍNGUEZ, Aldira Guimarães Duarte. Reabilitação física no marco da fisioterapia: origem, evolução e transformação da profissão no Brasil. Diálogos Revista Electrónica, v. 9, p. 422-436, 2008.

DURÁN, Felipe Cendon; DUNNINGHAM, William Azevedo. Relação entre a carga horária e a qualidade de vida dos alunos do curso de medicina de uma faculdade de salvador. Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria, v. 23, n. 3, 2019.

FEITOSA, Yascara Soares; DA SILVA ALBUQUERQUE, Joyce. Evolução da mulher no mercado de trabalho. Business Journal, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2019.

FERREIRA, Gabriel Pinto; JUNIOR, Wellington Ribeiro Mattos; FREITAS, Grace Kelly Filgueiras. Ingressantes do curso de fisioterapia de uma universidade pública–o perfil e a escolha do curso. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, v. 7, n. 14, 2020.

FERREIRA, Lara Noronha; PEREIRA, Luís N.; DA FÉ BRÁS, Maria. Estudar onde é bom viver? Bem-estar subjetivo e qualidade de vida no ensino superior: o caso de estudantes brasileiros no Algarve. PSICOLOGIA, 2022.

FREITAS, Ana Carolina Macedo de et al. Fatores intervenientes na qualidade de vida do estudante de enfermagem. Rev. enferm. UFPE on line, p. 2376-2385, 2018.

FRENHAN, Mariany; DA SILVA, Daniel Augusto. Avaliação da qualidade de vida em graduandos de Enfermagem. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e37953105-e37953105, 2020.

GUIMARÃES, Geisilany da Costa. Qualidade de Vida no Ambiente Escolar do Acadêmico. 2021.

LÚCIO, Saislany Sheury Rafael et al. Níveis de ansiedade e estresse em estudantes universitários. Revista Temas em Saúde, v. 19, p. 260-274, 2019.

MARCHINI, Daniela Maria Feltrin et al. Análise de estresse e qualidade de vida em alunos universitários. Revista de Administração Unimep, v. 17, n. 3, p. 141-164, 2019.

MENDES-NETTO, Raquel Simões et al. Nível de atividade física e qualidade de vida de estudantes universitários da área de saúde. Revista de Atenção à Saúde, v. 10, n. 34, 2012.

OLIVEIRA, Heleise F. et al. Estresse e qualidade de vida de estudantes universitários. Revista CPAQV-Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida-CPAQV Journal, v. 7, n. 2, 2015.

OLIVEIRA, João Ferreira de; BITTAR, Mariluce; LEMOS, Jandernaide Resende. Ensino Superior noturno no Brasil: democratização do acesso, da permanência e da qualidade. 2010.

PAIVA, Renata Sacchelli de. Qualidade de vida e motivação dos estudantes de fisioterapia de uma instituição de ensino que usa metodologia ativa. 2019.

PAIXÃO, Abraão Henrique dos Santos. A influência de metodologias ativas de aprendizagem na qualidade de vida de universitários: aspectos sociais, emocionais e físicos. 2018.

PITOMBEIRA, Bruna Damara Gonçalves et al. “Longe de casa, há mais de uma semana...”: o estresse entre discentes que moram longe da família. 2016.

RAMOS-DIAS, João Carlos et al. Qualidade de vida em cem alunos do curso de Medicina de Sorocaba-PUC/SP. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 116-123, 2010.

REIS, Martha Cerqueira et al. Condições de saúde e fatores associados a satisfação com vida em acadêmicos de fisioterapia. 2016.

REIS, Stéphany Conceição Correia Alves Guedes; LOPES, Roseli Esquerdo. O início da trajetória de institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil: o que contam os (as) docentes pioneiros (as) sobre a criação dos primeiros cursos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 26, p. 255-270, 2018.

SANTANDER, Nauany Kessya Soares et al. Percepção dos acadêmicos da facimed acerca da atuação e do papel do fisioterapeuta no mercado de trabalho. 2018.

TASSINI, Carolina Campos et al. Avaliação do estilo de vida em discentes universitários da área da saúde através do Questionário Fantástico. International Journal of Cardiovascular Sciences, v. 30, p. 117-122, 2017.

TRINDADE, Thaiza Tamaris Pereira et al. Ansiedade entre acadêmicos de enfermagem, odontologia e psicologia de uma instituição de ensino superior. Visão Acadêmica, v. 22, n. 4, 2021.

VIEIRA, André; HONORATO, Gabriela; BARBOSA, Maria Ligia. Financiamento e Equidade no Ensino Superior.

Publicado

15/09/2022

Como Citar

Neves Ribeiro, C., & Brandão Amorim, P. (2022). ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS GRADUANDOS DO CURSO DE FISOTERAPIA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e391924. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1924