O DESENVOLVIMENTO DE SEMINÁRIOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2499

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa, Avaliação Formativa, Educação, Professor Mediador, Seminários

Resumo

Para estruturar a produção de seminários com as turmas dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os respectivos períodos letivos se iniciam com uma proposta de avaliação considerando-se as principais necessidades e desafios identificados. Com o principal objetivo de analisar os resultados da aplicação de seminários como facilitador no processo de ensino e aprendizagem, foram introduzidos em momentos e turmas distintas os conceitos de Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0, a Engenharia e Qualidade de Softwares, o Uso da Tecnologia Vestida nas Organizações, a Interação Humano Computador e a Sociedade, e a Internet das Coisas e suas Aplicações no Mundo dos Negócios. Empregou-se uma pesquisa exploratória e explicativa, a fim de averiguar as ideias e pensamentos, proporcionando desta forma maior familiaridade com o problema, para oportunizar esclarecimentos sobre o assunto investigado, compreendendo assim as causas e efeitos. Os principais resultados indicam uma ampla participação discente durantes os anos de 2020, 2021 e 2022 com sete trabalhos aprovados e apresentados no início do projeto, em 2020, quinze produções em 2021 e dezesseis apresentações em 2022. A partir dos resultados obtidos e com os debates críticos ocorridos ao longo da construção dos painéis, constatou-se um potencial estimulador para as pesquisas e novas construções durante as aulas.

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Biografia do Autor

  • Enir da Silva Fonseca

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Relações. Professor para os Cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). 

  • Domeiver Elias Santiago Verni

    Mestre em Educação. MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gerenciamento de Projetos com Extensão Universitária em Business and Management for International Professionals. MBA em Finanças e Controladoria. Pós-Graduação em Organização e Métodos e Pós-Graduação em Análise de Sistemas. Graduado em Administração. Coordenador dos cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada-UNILUS.

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Publicado

28/12/2022

Como Citar

O DESENVOLVIMENTO DE SEMINÁRIOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122499. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2499