O DESENVOLVIMENTO DE SEMINÁRIOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2499

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa

Resumo

Para estruturar a produção de seminários com as turmas dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os respectivos períodos letivos se iniciam com uma proposta de avaliação considerando-se as principais necessidades e desafios identificados. Com o principal objetivo de analisar os resultados da aplicação de seminários como facilitador no processo de ensino e aprendizagem, foram introduzidos em momentos e turmas distintas os conceitos de Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0, a Engenharia e Qualidade de Softwares, o Uso da Tecnologia Vestida nas Organizações, a Interação Humano Computador e a Sociedade, e a Internet das Coisas e suas Aplicações no Mundo dos Negócios. Empregou-se uma pesquisa exploratória e explicativa, a fim de averiguar as ideias e pensamentos, proporcionando desta forma maior familiaridade com o problema, para oportunizar esclarecimentos sobre o assunto investigado, compreendendo assim as causas e efeitos. Os principais resultados indicam uma ampla participação discente durantes os anos de 2020, 2021 e 2022 com sete trabalhos aprovados e apresentados no início do projeto, em 2020, quinze produções em 2021 e dezesseis apresentações em 2022. A partir dos resultados obtidos e com os debates críticos ocorridos ao longo da construção dos painéis, constatou-se um potencial estimulador para as pesquisas e novas construções durante as aulas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Enir da Silva Fonseca

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Relações. Professor para os Cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada (UNILUS). 

  • Domeiver Elias Santiago Verni

    Mestre em Educação. MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gerenciamento de Projetos com Extensão Universitária em Business and Management for International Professionals. MBA em Finanças e Controladoria. Pós-Graduação em Organização e Métodos e Pós-Graduação em Análise de Sistemas. Graduado em Administração. Coordenador dos cursos de Administração, Relações Internacionais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Lusíada-UNILUS.

Referências

BRASIL. Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ministério da Educação. 2020. disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-profissional/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em 16 de agosto de 2022.

CASTRO, S. S.; SILVA, D. S.; RODRIGUES, M. S. A Importância da Avaliação Formativa para a Aprendizagem. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/18180. Acesso em: 28 de novembro de 2022.

CUNHA, A. K. .; BOZZO, A. V. .; SILVA, A. V. L. da . O uso do seminário como facilitador no processo de ensino e aprendizagem de linguagens computacionais. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 28, n. Contínua, p. e045, 2021. DOI: 10.14393/ER-v28a2021-45. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/63651. Acesso em: 1 dez. 2022.

DA SILVA FONSECA, E. Educação 5.0 – O conectivismo, a revolução digital e o ensino a distância. Contribuições para o ensino híbrido. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 2, n. 4, p. e24197, 2021. DOI: 10.47820/recima21.v2i4.197. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/197. Acesso em: 24 nov. 2022.

DINIZ, Y. Conheça 5 instrumentos de avaliação formativa. Imaginie Educação. 2020. Disponível em: https://educacao.imaginie.com.br/instrumentos-de-avaliacao-formativa/. Acesso em 04 de outubro de 2022.

FERREIRA, Fernanda Mendes; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação formativa e o pluralismo metodológico no Ensino de Ciências. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76460. Acesso em: 12 de agosto de 2022.

FONSECA, E. S. Seminários. Professor Enir. 2022. Disponível em: https://enir.pro.br/course/7/about. Data de acesso: 15 de setembro de 2022.

FONSECA, E. da S.; VERNI, DES. Indústria 4.0: os impactos, desafios e perspectivas para o administrador. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 10, pág. e2579108451, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8451. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8451. Acesso em: 24 nov. 2022.

GIL, C. A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2017.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2013. ISBN: 978-85-7717-158-3. Disponível em: Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 17 de outubro de 2022.

SANTOS, L. À Conversa com... Os desafios da avaliação e a inovação curricular. ResearchGate. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339940178_A_Conversa_com_Os_desafios_da_avaliacao_e_a_inovacao_curricular. Acesso em 15 de setembro de 2022.

Publicado

28/12/2022

Como Citar

O DESENVOLVIMENTO DE SEMINÁRIOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (2022). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122499. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2499