O DESENVOLVIMENTO DE SEMINÁRIOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2499Palavras-chave:
Aprendizagem ColaborativaResumo
Para estruturar a produção de seminários com as turmas dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os respectivos períodos letivos se iniciam com uma proposta de avaliação considerando-se as principais necessidades e desafios identificados. Com o principal objetivo de analisar os resultados da aplicação de seminários como facilitador no processo de ensino e aprendizagem, foram introduzidos em momentos e turmas distintas os conceitos de Inovações Tecnológicas para a Indústria 4.0, a Engenharia e Qualidade de Softwares, o Uso da Tecnologia Vestida nas Organizações, a Interação Humano Computador e a Sociedade, e a Internet das Coisas e suas Aplicações no Mundo dos Negócios. Empregou-se uma pesquisa exploratória e explicativa, a fim de averiguar as ideias e pensamentos, proporcionando desta forma maior familiaridade com o problema, para oportunizar esclarecimentos sobre o assunto investigado, compreendendo assim as causas e efeitos. Os principais resultados indicam uma ampla participação discente durantes os anos de 2020, 2021 e 2022 com sete trabalhos aprovados e apresentados no início do projeto, em 2020, quinze produções em 2021 e dezesseis apresentações em 2022. A partir dos resultados obtidos e com os debates críticos ocorridos ao longo da construção dos painéis, constatou-se um potencial estimulador para as pesquisas e novas construções durante as aulas.
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