MUSICOTERAPIA, ENFERMAGEM E SAÚDE MENTAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3011

Palavras-chave:

Musicoterapia, Transtorno do espectro autista, Enfermagem

Resumo

O autismo é definido com uma condição em que existe um prejuízo na interação social, alterações na comunicação e padrões limitados ou estereotipados de comportamentos e interesses. Nesse sentido, utilizam-se as práticas integrativas e complementares para proporcionar melhor atendimento, dentre estas, a musicoterapia, pela facilidade de poder ser aplicada pela equipe multidisciplinar em diversos ambientes, e que promove o vínculo profissional-cliente, além de poder incluir o cuidador nessa rotina. O presente estudo tem como objetivo analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a utilização da musicoterapia aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão integrativa, com busca nas bases de dados científicas, PUBMED, LILACS e SCIELO, sendo artigos de interesse musical dentro de atividades terapêuticas e que fosse aplicado a pacientes com TEA. Utilizou-se o total de 12 artigos que apresentaram como resultados que, dentre os instrumentos disponíveis para a terapia, como o ruído branco e objetos de percussão, a música se sobressai como escolha preferencial de intervenção com resultados satisfatórios, melhorando a expressão, o comportamento, a interação social e, consequentemente, a qualidade de vida. Por fim, é perceptível que a música tem o poder de atingir a psique humana, mudando o humor, mesmo que indiretamente, praticando terapia sem ao menos perceber e sua autonomia, que dá um passo de confiança às pessoas que sofrem com TEA.

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Biografia do Autor

  • Stefhani Medeiros de Sousa

    Especialização em andamento em Enfermagem em Obstetrícia e Neonatal pelo Centro Universitário Inta – UNINTA. Graduada em Enfermagem (UNINTA).

     

  • Eduardo Cipriano Carneiro

    Mestrando em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FUNIP) e em Educação Física Escolar (UECE). Graduado em Pedagogia (UBC), Educação Física (UNIGRANDE) e em Letras-Português (UFC).

     

     

     

     

  • Joyce Maria Portela de Brito

    Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Enfermagem em Bloco Cirúrgico (UNINTA). Graduada em Enfermagem (UNINTA).

     

  • Lidiane Luzia de Araújo Fernandes

    Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Saúde Mental (UECE). Graduada em Terapia Ocupacional (UNIFOR).

     

  • Suzana Mara Cordeiro Eloia

    Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Enfermagem em Nefrologia (UECE). Graduada em Enfermagem (UVA) e em Biologia (UVA).

     

  • Heraldo Simões Ferreira

    Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Especialista em Psicomotricidade (UECE). Graduado em Educação Física (UNIFOR).

     

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Publicado

11/04/2023

Como Citar

MUSICOTERAPIA, ENFERMAGEM E SAÚDE MENTAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443011. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3011