TEORIA DE VAN HIELE: SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3837Palavras-chave:
Teoria, Ensino, Van HieleResumo
Este trabalho se trada de um artigo cujo objetivo foi analisar o uso da Teoria de Van Hiele para o aprimoramento das aulas em Geometria plana. Para alcançar seu objetivo, foi adotado uma abordagem qualitativa que possibilitou ao autor com interpretar e comparar os resultados. Esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica. Neste trabalho, foram selecionados cinco trabalhos de Mestrado que adotaram a teoria de Van Hiele para o aperfeiçoamento das aulas em Geometria Plana. Esses trabalhos foram encontrados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, onde foram selecionados os trabalhos de Domingos (2010) e de Silva (2018), na Plataforma de Teses e Dissertações da Capes, onde foram selecionados trabalhos de Nagata (2016) e de Costa (2016), e nas Dissertações do PROFMAT, onde foi selecionado o trabalho de Campos (2020). Foi destacado, também, os métodos aplicados pelos autores para aperfeiçoar o ensino e o aprendizado dos alunos, bem como seus resultados. Os resultados desta pesquisa apontaram algumas formas de como se pode utilizar o modelo de Van Hiele nas aulas de Geometria Plana, além de evidenciar que este modelo se adequa aos objetivos e materiais utilizados pelo professor.
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