DESAFIOS E SOLUÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
  • Michel da Costa
  • Nedilson José Gomes de Melo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3946

Palavras-chave:

Literatura, Letramento, Educação

Resumo

Um dos desafios enfrentados pelos professores da EJA é a diversidade de conhecimentos prévios dos estudantes. Alguns podem possuir uma base sólida em matemática, enquanto outros podem ter lacunas significativas. Nesse sentido, é necessário adotar estratégias pedagógicas que permitam a inclusão de todos os alunos, ao mesmo tempo em que garantam o avanço do aprendizado. O principal objetivo do presente artigo, é promover a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento pessoal e profissional dessa população. Ao compreender as especificidades dessa área, podemos desenvolver políticas públicas e estratégias de ensino que atendam às necessidades e desafios enfrentados por esses indivíduos. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, que é uma das principais formas de obter informações sobre um determinado tema. Em conclusão, este estudo sobre o ensino de matemática na EJA, educação de jovens e adultos, revelou a importância de abordagens pedagógicas adequadas e adaptadas às necessidades dos alunos adultos. Foi evidenciado que a falta de base matemática pode ser um desafio inicial para muitos estudantes, mas com o uso de metodologias diferenciadas e recursos didáticos adequados, é possível promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades matemáticas desses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra

Instituto Federal da Paraíba.

Michel da Costa

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN, Pós Graduação em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, Especialização em Formação Pedagógica - Tecnologias para Gestão da Aprendizagem pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico e Licenciatura em Ciências - com habilitação plena em Matemática pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA. Professor Integral da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, Professor Permanente no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Práticas Docentes no Ensino Fundamental; Coordenador do Curso de Matemática EaD e Professor nos Cursos de Graduação - Matemática, Pedagogia e Psicologia.  

Nedilson José Gomes de Melo

Graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pelo Centro Universitário Internacional, graduação em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS pelo INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR, especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO JOAQUIM NABUCO, especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR pela UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO pela UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela UNIVERSIDAD DEL SOL, curso-tecnico-profissionalizante em TÉCNICO EM LOGÍSTICA pela ESCOLA TÉCNICA ESTUDUAL PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA e curso-tecnico-profissionalizante em TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO pela ESCOLA TÉCNICA REGIONAL. COORDENADOR DE CURSO da ESCOLA TÉCNICA ESTUDUAL EPITÁCIO PESSOA. Membro de corpo editorial da Revista OWL (OWL Journal).

Referências

CAMPOS, Elda Lúcia Freitas. A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO DE CASO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 5, p. 1742-1768, 2023.

COSTA, M. da; TAVARES, E. dos S. T.; COUTO, M. E. C. Financiamento da Educação Básica no Brasil – desconstrução e reconstrução político-histórica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 172–187, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57746. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57746. Acesso em: 8 set. 2023.

DE OLIVEIRA BOAVENTURA FILHO, N.; DA SILVA LEÃO, W. A MATEMÁTICA É DIFÍCIL? COMO OS NÚMEROS PODEM NOS ENGANAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 6, p. e463295, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i6.3295. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3295. Acesso em: 9 set. 2023.

GRIGOLO, Jaqueline Inês. Educação de jovens e adultos no Brasil: história, legislação e uma proposta de ensino utilizando investigação matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GUERRA, A. de L. e R. .; COSTA, M. da .; MATOS, D. de V. .; MELO, N. J. G. de . ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA: O QUE REVELAM ALGUMAS PESQUISAS?. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1348–1357, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i1.8350. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8350. Acesso em: 9 set. 2023.

GUERRA, A. de L. e R. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E ACADÊMICA. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–159, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8240361. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/48. Acesso em: 8 set. 2023.

GUERRA, A. de L. e R. .; ROZENDO, J. F. .; CAVALCANTI, S. D. .; MAIA, G. C. .; RIBEIRO, G. A. .; CARVALHO, L. S. de . AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 847–855, 2023. DOI: 10.51891/rease.v8i12.8097. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8097. Acesso em: 9 set. 2023.

GUERRA, A.; DE VARGAS MATOS, D.; BANDEIRA DE FRAGA, F.; FLORENCIO ROZENDO, J.; JOSÉ GOMES DE MELO, N.; AURÉLIO DOS SANTOS, M. P.; MARQUES DE ARAÚJO, E. . Uma proposta de ensino significativo por meio da Modelagem Matemática e o uso pedagógico do jornal. Conjecturas, [S. l.], v. 22, n. 12, p. 672–690, 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1604. Acesso em: 8 set. 2023.

KOORO, Méri Bello; LOPES, Celi Espasandin. O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos. Recuperado de http://alb. org. br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem15dpf/sm15ss13_04. Pdf, 2007.

RIBEIRO DOS SANTOS, J.; SOUZA BONFIM, M. R. O USO DA TECNOLOGIA E DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 8, p. e483887, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i8.3887. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3887. Acesso em: 9 set. 2023.

RIBEIRO GALVÃO, M.; ALVES DE OLIVEIRA CASIMIRO, S. A. O PAPEL DO PROFESSOR NA ESCOLA: EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 134–148, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8221275. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/47. Acesso em: 8 set. 2023.

ROZENDO, J. F. POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO: LDB e PNE. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 160–167, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8251439. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/49. Acesso em: 8 set. 2023.

SACON, Roberta et al. A matemática na visão de alunos da educação de jovens e adultos. 2013.

WESLEY DE MORAIS MATA, A.; VINICIUS BEZERRA DA SILVA, L. A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista OWL (OWL Journal), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 296–305, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8034990. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/31. Acesso em: 8 set. 2023.

Publicado

14/09/2023

Como Citar

de Lunetta e Rodrigues Guerra, A., da Costa, M., & de Melo, N. J. G. (2023). DESAFIOS E SOLUÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493946. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3946