PROMOVENDO A DISCIPLINA COM RESPEITO: ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR SAUDÁVEL EM ESCOLAS PRIVADAS DE MOÇAMBIQUE – NIASSA, LICHINGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6691

Palavras-chave:

Disciplina escolar; respeto; entorno saludable.

Resumo

Este artigo analisa as estratégias pedagógicas que promovem a disciplina com respeito no ambiente escolar, com foco em escolas privadas da cidade de Lichinga, na província de Niassa, Moçambique. A pesquisa teve como base uma abordagem qualitativa com entrevistas a professores, gestores escolares e alunos. Os resultados evidenciam que a construção de um ambiente saudável está directamente relacionada com práticas educativas que valorizam o diálogo, o afecto e a co-responsabilidade. Conclui-se que a disciplina eficaz não se impõe pela força, mas se constrói com respeito mútuo, escuta altiva e um modelo de autoridade colaborativa.

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Biografias do Autor

  • Tonito Benedito Machesso

    Ensino secundário e ingressei no curso de Licenciatura em Contabilidade. Unirovuma.

  • Benedito Albino Machesso

    Ensino superior, licenciatura em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica – Delegação do Niassa. Professor e formador. Pesquisador nas áreas de educação, convivência escolar, disciplina, cidadania e desenvolvimento humano. Rovuma.

     

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Publicado

01/08/2025

Como Citar

PROMOVENDO A DISCIPLINA COM RESPEITO: ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR SAUDÁVEL EM ESCOLAS PRIVADAS DE MOÇAMBIQUE – NIASSA, LICHINGA. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(8), e686691. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6691