TEORÍA DE VAN HIELE: SUS DESARROLLOS EN LA ENSEÑANZA DE LA GEOMETRÍA PLANA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3837Palabras clave:
Teoría de Van Hiele para el perfeccionamiento deResumen
Este trabajo es un artículo cuyo objetivo fue analizar el uso de la Teoría de Van Hiele para el perfeccionamiento de clases en Geometría Plana. Para lograr su objetivo, se adoptó un enfoque cualitativo que permitió al autor interpretar y comparar los resultados. Esta investigación se caracteriza por ser bibliográfica. En este trabajo se seleccionaron cinco obras de Maestría que adoptaron la teoría de Van Hiele para mejorar las clases de Geometría Plana. Estos trabajos fueron encontrados en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, donde fueron seleccionados los trabajos de Domingos (2010) y Silva (2018), en la Plataforma de Tesis y Disertaciones de la Capes, donde fueron seleccionados trabajos de Nagata (2016) y de Costa (2016), y en las Disertaciones PROFMAT, donde se seleccionó el trabajo de Campos (2020). También se destacaron los métodos aplicados por los autores para mejorar la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes, así como sus resultados. Los resultados de esta investigación mostraron algunas formas de utilizar el modelo de Van Hiele en las clases de Geometría Plana, además de mostrar que este modelo se ajusta a los objetivos y materiales utilizados por el docente.
Descargas
Citas
ASSAD, Alessandra. Usando o Geogebra para analisar os níveis do pensamento geométrico dos alunos do ensino médio na perspectiva de Van Hiele. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, p. 159. 2017.
CAMPOS, André Victor Ribeiro de. Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da Teoria de Van Hiele. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática e Estatística. Rio de Janeiro, p. 94. 2020.
CORDEIRO, Ana Eliza da Silva. Material didático e o modelo de Van Hiele para a aprendizagem significativa de semelhanças. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.
COSTA, André Pereira da. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA VANHIELIANA. Dissertação (Mestrado) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Recife, p. 243. 2016.
COSTA, Neusa de Fátima Gonçalves. A DIFICULDADE NO APRENDIZADO DE GEOMETRIA. Monografia - ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Universidade tecnológica federal do Paraná. Medianeira, p.42. 2020.
DOMINGOS, Jailson. Um estudo sobre polígonos a partir dos princípios de Van Hiele. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, p.272. 2010.
FERREIRA, Fabrício Eduardo. Ensino e aprendizagem de poliedros regulares via a teoria de Van Hiele com origami. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto, p. 94. 2013.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29. Mai./Jun. 1995
LANHOSO, Lionel Batista. Análise dos níveis do pensamento geométrico dos estudantes ingressantes em um curso de licenciatura em matemática na perspectiva de Van Hiele. 2020. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
LEIVAS, José Carlos Pinto. Pitágoras e Van Hiele: uma possibilidade de conexão. Centro Universitário Franciscano de Santa Maria. Santa Maria, p. 643-655. 2012.
MARTINS, Erickson Nunes. Uma abordagem construtivista do Teorema de Tales sob a pesrpectiva da Teoria de Van Hiele. 2014. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Curso de Pós-graduação em Mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2014.
NAGATA. Rosenilda de Souza. Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico: o aprendizado do conteúdo de polígonos numa perspectiva do modelo Van Hiele. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, p. 120. 2016.
PIASESKI, Claudete Maria. A Geometria no ensino Fundamental. 2010. 36f. Monografia (Curso de Matemática) - Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das missões – URI, Erechim, 2010.
PROVANOV, C. C.; FREITAS, E. F. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.
SANTOS, Daniel Matias et al. REVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A TEORIA DE VAN HIELE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 7, p. e473593, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i7.3593. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3593. Acesso em: 21 jul. 2023.
SANTOS, Rudinei Alves dos. POLIEDROS DE PLATÃO: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa De Pós-graduação Matemática. Universidade Federal do Oeste do Pará. Santarém, p. 99. 2014.
SILVA, Eber Oliveira. Geometria Espacial na EJA: Uma Proposta de ensino à luz do Modelo de van Hiele com auxílio do Software de Geometria Dinâmica Geogebra. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, p. 186. 2021.
SILVA, Toni Aldenis Ferreira. ÁREA DE FIGURAS PLANAS: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico no 7º ano do ensino fundamental. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.