Sobre a Revista

A RECIMA21 conquistou seu primeiro fator de impacto de alta relevância pela SJIF - Scientific Journal Impact Factor – EUA.  Clique aqui para acessar!

Atenção!!! Mais um fator de impacto conquistado pela RECIMA21, agora pela plataforma NORMATIZA. Clique aqui para acessar!

Mais um fator de impacto conquistado, agora pela International Impact Factor Services IIFS, da Índia. Clique aqui para acessar!

ATENÇÃO!! Mais um fator de impacto publicado, agora pela COSMOS USA. Clique aqui para acessar!

RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar 

A revista científica multidisciplinar RECIMA21,  tem como objetivo promover e disseminar os estudos nas áreas de ensino e pesquisa, em Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia. A revista possui uma política de acesso aberto. Qualquer internauta pode entrar no site da revista, ler, baixar os artigos completos, sem precisar fazer o cadastro ou pagar qualquer valor. 

RECIMA21 está concebida por meio de discussões multidisciplinares que englobam questões sociais, ambientais, tecnológicas e sustentáveis, conectadas às essas áreas do conhecimento.

A arte do ensino e da pesquisa no âmbito da multidisciplinaridades há muito tempo vem caminhando juntos, promovendo e discutindo as descobertas nesses campos da ciência, sejam eles teóricos como práticos.

Essa revista multidisciplinar, tem ainda o desafio de divulgar os estudos e pesquisas nacionais e internacionais relacionadas às áreas de ciências exatas e da Terra, sociais, da saúde, humanas e engenharia/tecnologia, contribuindo assim com o desenvolvimento e divulgação das pesquisas relacionadas com essas áreas do conhecimento.

A revista RECIMA21 é uma publicação eletrônica em fluxo contínuo mensal (a partir de maio de 2021) com o ISSN 2675-6218. É uma produção independente, dirigida pelo seus editores chefes (responsáveis pela sua gestão), conselho editorial e conselho científico, seguindo sua Missão e seu Regulamento aprovado e publicado neste espaço. Por ser uma revista com menos de um ano ela não possui ainda o qualis. Você poderá publicar seu artigo nos seguintes idiomas: Português, Inglês, Espanhol e Francês. Caso seu artigo esteja em outro idioma, favor entrar em contato com os editores responsáveis para que possamos verificar a possibilidade da publicação;

A RECIMA21, convida você a conhecer seu canal no You Tube. Estaremos sempre postando vídeos e informações importantes do universo da educação e dos períodicos científicos. 

Canal Revista RECIMA21 - YOU TUBE, clique aqui

Anúncios

Um olhar sobre os periódicos científicos do Brasil

22/07/2021

Os artigos científicos são uma ferramenta de divulgação dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de grandes cientistas há mais de cinco séculos. Estes periódicos tinham sua divulgação realizada fisicamente, ou seja, impressos até meados do ano 2000, quando passaram a ser publicados digitalmente, via Internet, através de sites específicos e plataformas próprias, um exemplo é a da Open Journal Systems, que cede aos editores e universidades um programa gratuito para divulgarem seus trabalhos de pesquisa.

Com a mudança de plataforma, os artigos passaram a ser mais acessados e todo o processo mais democrático. A revista impressa limitava o acesso a informação, até pelo seu formato, que não poderia estar em qualquer lugar ao mesmo tempo, ao contrário da revista online que está a todo tempo disponível, gratuitamente em qualquer parte do mundo que tenha um sinal de Internet. E é importante ressaltar que o custo de uma revista impressa é dez vezes superior a revista online, sendo assim, nota-se que com a democratização do acesso, registramos também o aumento de mais artigos sendo publicados, com a inclusão de particularidades regionais, que antes não era possível.

Segundo a CAPES (2020), temos hoje registrados 26 mil periódicos na sua base de dados, com aproximadamente 10% deles sendo periódicos sem nenhum registro, indexação ou fator de impacto, apenas agindo no mercado para ganhos financeiros, deixando de lado seu papel principal que é de divulgar pesquisas científicas de alto nível. Esta base de dados da CAPES, que foi criado com o objetivo de qualificar publicações em seus programas de stricto sensu, acabou sendo utilizada de forma equivocada em classificação das revistas no Brasil, deixando de lado os indicativos mais importantes, que são: fator de impacto da revista e as indexações, qualitativos utilizados em todos os países do mundo, com exceção do Brasil. Espero que a CAPES, encontre um meio termo para resolver tal questão que vem causando um mal estar entre os periódicos, principalmente os internacionais que possuem alto fator de impacto, mas não tem Qualis, o que acaba sendo uma injustiça, provocada por esta “jabuticaba” brasileira.

Prof. Dr. Márcio Magera Conceição Ph.D

Editor-Chefe das revistas RECIMA21, RECISATEC e ACERTTE

Pró-reitor da Universidade Guarulhos, SP, Brasil

 

Saiba mais sobre Um olhar sobre os periódicos científicos do Brasil

Edição Atual

v. 2 n. 6 (2021): EDITORIAL
					Visualizar v. 2 n. 6 (2021): EDITORIAL

Sejam bem-vindos a  6ª edição da RECIMA21 do ano de 2021. Agora estamos publicando em fluxo contínuo mensal, sem deixar os cuidados necessários da qualidade em segundo plano. Assim, a revista procura atender uma necessidade dos articulistas que precisam dar uma resposta ao mercado editorial dentro de um prazo exequível, sem comprometer o regulamento da revista, bem como a qualidade dos artigos. A Recima21 conta hoje com o fator de impacto de 6.489 da COSMOS, EUA e 5.289 segundo a SJIF - Scientific Journal Impact Factor, Estados Unidos da América e outros 3 fatores, um da Normatiza, CiteFactor e IIFS - International Impact Factor Services, da Índia. Estamos também indexados em 56 plataformas nacionais e internacionais, estando presente assim, em todos os continentes do mundo.

Segundo o Google Analytics a RECIMA21 vem recebendo 10.000 visitas por mês, e pela plataforma RevolverMaps a revista já foi acessada por pessoas de 86 países, um número expressivo para uma revista que tem apenas 9 meses.

Publicamos 60 artigos e 3 TCCs no mês de junho, um grande sucesso da revista, graças a confiança e prestígio dos nossos articulistas.

No mês de maio, assinamos uma parceria com a e-Livro, um das maiores plataformas de livros e artigos do mundo. Agora nossos artigos já estão indexados e sendo acessados em todo o mundo.

Estamos acompanhando os acessos dos nossos artigos pela plataforma Open Journal Systems e os três primeiros artigos que obtiverem mais acesso até o dia 1 de dezembro de 2021, receberão um prêmio em dinheiro e um certificado de honra ao mérito da RECIMA21. O regulamento para o prêmio TOP RECIMA21 já está no site da revista.

Sejam bem-vindos a um dos melhores portais de informação científica do Brasil!

Publicado: 02/07/2021

ARTIGOS

Ver Todas as Edições

REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR - RECIMA21 - Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia. ISSN 2675-6218. Sufixo DOI 10.47820/recima21.